segunda-feira, outubro 08, 2007

PIPAS...


Barriletes
Upload feito originalmente por cesquerre2003

"Voar, nada mais,
Voar e
encher-se de azul"
Luís Lacerda

Nos meses de verão o céu transborda de cores. Cuidado, motorista! Tem garoto na rua, olhando pro alto, correndo atrás de papagaio

Sinônimos: Pipa, pandorga, quadrado (centro-oeste, sul e sudeste), e raia ou arraia (nordeste).Variedades: curica, cangula, rabiola e papagaio guinador.Estrutura: superfície em papel de seda ou plástico sobre armação de tala de miriti ou madeira leve, rabo estabilizador, peitoral, tubo de linha e, claro, uma alma de moleque.

Que foram feitas daquelas boas e antigas pipas de outrora?
Essas parecem muito modernas pro meu gosto!

Se a pipa não sobe, se faz cabriolas, se dá cabeçadas é porque alguns defeitos podem estar provocando isso. esta tabela dá toques bem legais:

DEFEITO:
A pipa efetua círculos grandes
CAUSA:
A rabiola não é apropriado
SOLUÇÃO:
Fazer uma rabiola mais leve e aumentar o seu comprimento. Fazer mais curto o estirante inferior

DEFEITO:
A pipa inclina para um lado
CAUSA:
Está desequilibrada.
SOLUÇÃO:
Verificar se os estirantes laterais superiores são iguais.Reajustar um dos estirantes superiores mais curto ou mais longo e aumentar o peso da pipa do lado que vai para cima.

DEFEITO:
A pipa sobe com muita dificuldade
CAUSA:
Provavelmente é pesada demais ou tem resistência excessiva devido ao ângulo quase perpendicular ao vento.
SOLUÇÃO:
Diminuir a rabiola e verificar se o estirante central não está muito curto ou esperar ter mais vento.

Mais dicas no site: http://www.pipas.com.br/home.htm

**************

Pipas: Origens, lendas, mitos...


A história das pipas é recheada de mistérios, de lendas, símbolos e mitos, mas principalmente de muita magia, beleza e encantamento. Tudo de ter começado quando o homem primitivo se deu conta de sua limitação diante da capacidade de voar dos pássaros. Essa frustração foi o mote para que ele desse asas a sua imaginação.

A histórias das pipas data de muitos séculos e se confunde com a própria história da civilização, sendo utilizada como brinquedo, instrumento de defesa, arma, objeto artístico e de ornamentação. Conhecido como quadrado, pipa, papagaio, pandorga, barrilete ou outro nome dependendo da região ou país, ela é um velho conhecido de brincadeiras infantis. Todos nós, com maior ou menor sucesso, já tentamos empinar um. E temos obrigação de preservar sua beleza e simbologia, pois uma infância sem pipa certamente não é uma infância feliz. As pipas adornam, disputam espaço, fazem acrobacias, mapeiam os céus. São a extensão natural da mão, querendo tocar nas ilusões.

Foi através das pipas que o grande Santos Dumont conseguiu voar no famoso 14 Bis que, no final das contas não deixa de ser uma sofisticada pipa com motor.

Os exemplos se multiplicam. Nós brasileiros conhecemos as pipas através dos colonizadores portugueses por volta de 1596 que, por sua vez, as conheceram através de suas viagens ao Oriente. Um fato pouco conhecido de nossa História deu-se no Quilombo dos Palmares, quando sentinelas avançadas anunciavam por meio de pipas quando algum perigo se aproximava - mais uma prova de que a pipa era conhecida na África há muito mais tempo, pois os negros já cultuavam-na como oferenda aos deuses. A exemplo do Éolo da mitologia grega, os negros também tinham o seu deus dos ventos e das tempestades, personificado na figura de Iansã. Através desses fatos temos uma gama muito grande de utilização das pipas através dos tempos. Elas simbolizam o poder espiritual dos homens, um grande instrumento na busca de novas descobertas e objeto capaz de tornar realidade o antigo desejo de voar, o sonho de Ícaro e de toda humanidade.

*****************

Brincadeiras de criança


Alguns especialistas e profissionais da infância fizeram uma lista de coisas que toda criança deveria experimentar antes de dobrar de tamanho.
Coisas que as crianças deveriam fazer até os 10 anos
Como esperado, a maioria das idéias tem a ver com se sujar, ficar melado, bagunçado e enlameado… mas pelo menos as manchas saem com uma lavada!
Aproximadamente três quartos das crianças que fizeram parte de nossa pesquisa, disseram evitar brincadeiras em que pudessem se sujar dentro e fora de casa, pois tinham medo que seus pais reclamassem de suas roupas sujas.

A lista oficial: 33 coisas que as crianças deveriam fazer antes dos 10 anos
Descer rolando um gramado
Faça uma torta de lama
Fazer sua própria massinha de modelar
Junte ovas de sapo
Faça perfume de pétalas de flores
Cultive agrião na floreira da janela
Faça uma máscara de papel marché
Construa um castelo de areia
Suba numa árvore
Faça um esconderijo no jardim
Faça uma pintura com os pés e as mãos
Organize seu próprio piquenique de bichinhos de pelúcia
Tenha seu rosto pintado
Brinque com um amigo na areia
Faça pão
Faça anjos na neve
Crie uma escultura de argila
Fazer parte de uma caçada cata-lixo
Acampe no jardim
Asse um bolo
Alimente um animal de fazenda
Colha alguns morangos
Jogue varetas
Reconheça cinco espécies diferentes de pássaros
Ache algumas minhocas
Ande de bicicleta em uma poça de lama
Faça e solte uma pipa
Plante uma árvore
Construa um ninho com grama e gravetos
Encontre dez folhas diferentes no parque
Faça uma horta
Sirva café na cama para seus pais
Fazer uma corrida de obstáculos no jardim

*****************

Dentre as muitas brincadeiras de crianças tem o divertido Trava-Língua.

***Maria-mole é molenga.Se não é molenga, não é maria-mole.É coisa malenolente, nem mala, nem mola, nem maria, nem mole.

***Não sei se é fato ou se é fita, Não sei se é fita ou fato. O fato é que você me fita E fita mesmo de fato.

***Se o príncipe de Constantinopla quisesse se desconstantinopolizar, qual seria o desconstantinopolizador que iria a Constantinopla para desconstantinopolizá-lo?

***O doce perguntou ao doce qual o doce mais doce e o doce respondeu ao doce que o doce mais doce é o doce de batata-doce.

EITA!!! Que saudade da minha infância...

http://brinc.vilabol.uol.com.br/index.htm

*****************


Nenhum comentário: