sábado, abril 25, 2009

Mes de ABRIL





Dia da ONU



No século XX, por exemplo, desempenhou um papel crucial a Conferência de Yalta em 1945, de que os resultados determinaram a ordem mundial até 1989: a divisão entre o Leste e o Oeste, entre o capitalismo e o socialismo. Também conhecida como a Guerra Fria.

A realização de conferências para tratar de outros temas que não a guerra ou a paz, está relacionada à criação dos chamados organismos de gestão internacional que tomaram forma em 1945 e, em especial, a criação da organização das Nações Unidas (ONU).

A criação da ONU em 1945 foi resultado de muitos fatores, entre eles o esforço de mulheres e homens visionários que buscavam a possibilidade de um mundo solidário, aberto ao diálogo e capaz de resolver seus conflitos por outros caminhos que não o da guerra e da destruição.

Nas conferências realizadas pela ONU o princípio que orienta as negociações é a busca de consenso. Como é impossível obter-se consenso total em toda e qualquer negociação, quando algum país discorda dos resultados ele tem o direito de declarar sua posição ou mesmo levantar reservas com relação aos documentos finais.

As várias conferências realizadas entre 1945 e os anos 90 foram marcadas pelas tensões de um mundo dividido. As dinâmicas de trabalho e negociação se alterariam significativamente após 1989.

www.ibase.br/paginas/conferencias_onu.htm


Veja o que mais se comemora hoje.


Dia Mundial das Vocações Assim como o Ano do Voluntário, temos esse dia reservado a desenvolver as aptidões que mais combinam com cada um de nós, para podermos desempenhar o melhor e com prazer aquilo que fazemos e em que acreditamos.

Dia da Visão O dia de hoje é destinado a um de nossos preciosos atributos: o de enxergar. Órgãos como o Banco de Olhos, por exemplo, fazem o possível para atender a todos, pois todos têm o direito de enxergar. Coisas ou teores.

Dia do Contabilista O contabilista é como o carregador de piano: pouco aparece, mas tem a função imprescindível de controlar o capital que gira pela empresa.

=======================

Frase do Dia
"Faça pequenas coisas agora e maiores coisas lhe serão confiadas cada dia."

Fatos históricos do dia 25 de abril

1970 - Um avião da Vasp, com 35 passageiros e sete tripulantes, foi seqüestrado entre Brasília e Manaus e obrigado a desviar a rota para Cuba.

1945 - Representantes de 46 países criaram a Organização das Nações Unidas (ONU), no lugar da Liga das Nações.

1974 - A Revolução dos Cravos derrubou a ditadura de Marcelo Caetano em Portugal.

1957 - Acusações feitas por deputados governistas causam tumulto na Câmara Federal, em Brasília. Segundo eles, o jornalista Carlos Lacerda teria revelado segredos de Estado quando divulgou um telegrama cifrado do Itamarati.

2001 - O piloto Michele Alboreto, de 44 anos, morreu no circuito de Lausitzring, na Alemanha. O acidente aconteceu quando o italiano testava um novo modelo de carro de Fórmula 1.

=================

Curiosidades
Saiba um pouco mais sobre os termos mais comuns que têm tudo a ver com o dia.
Quer saber o que significa Aniversário?


Aniversário é uma palavra latina que significa "aquilo que volta todos os anos". Anniversarius vem de annus (ano) e vertere (voltar), ou seja, aquilo que se faz ou que volta todos os anos.
Velinhas de aniversário O bolo de aniversário parece ter surgido na Grécia, em homenagem a Artemis, a deusa da caça, reverenciada no dia 6 de cada mês. Dizia-se que as velas representavam o luar. Na Idade Média, esse costume chegou à Alemanha. Os camponeses faziam festas infantis que começavam ao raiar do dia. As velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. Naquele tempo, o número de velinhas não era igual ao número de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais - sinal da luz da vida.


Feliz Aniversário em alguns idiomas

Em Inglês -Happy Birthday
Em Francês - Joyeux Anniversaire
Em Italiano - Felice Anniversario // Buon compleanno
Em Espanhol - Feliz Cumplaeaños
Em Alemão - Herzlichen Glückwunsch ou Zum Geburtstag
Em Holandês - Een Gelukkige Verjaardag ou Wel Gefeliciteerd

O que significa o ano, o dia ou a semana? Saiba um pouco mais sobre os termos mais utilizados nos calendários.

Calendário lunissolar

Baseia-se no mês lunar, adequando-se o ano lunar às estações do ano (ano solar), por meio de intercalação periódica de um mês a mais. Diferença de 11 dias por ano. O começo do ano deve coincidir com o início de uma lunação.

Ano civil

– Compreende um número inteiro de dias (355 ou 366), o mais próximo do ano solar, para facilitar as atividades humanas. Ano bissexto – Possui 366 dias, um a mais que o ano comum - encaixado no mês de fevereiro -, para corrigir a diferença de quase 6 horas (5h48m46s) que o ano solar tem a mais em relação ao ano civil. As 6 horas, no final do período de quatro anos, equivalem a 24 horas, ou seja, um dia. No calendário juliano acontecem anos bissextos a cada quatro anos. No calendário gregoriano não são bissextos os anos seculares (que terminam em dois zeros, ou seja, o último ano de cada século), exceto aqueles que são divisíveis por 400.

Ano cósmico

– É o tempo gasto pelo Sol para dar uma volta ao redor do centro da Via Látea. Tem a duração aproximada de 225 milhões de anos.

Mês

– É o tempo que a Lua leva para dar uma volta ao redor da Terra, contado em números inteiros. Como a lunação não tem um número inteiro de dias, o mês lunar foi definido como tendo 29 ou 30 dias, para se aproximar da lunação, que é de 29,5 dias.

Semana -

Quanto ao nome “semana”, com que designamos o período em que a lua demora para completar um ciclo, nasceu da expressão latina septem mane, ou “sete manhãs”. Os antigos sábios Caldeus decidiram associar os dias em grupos de sete de modo a facilitar a sua referenciação. Estes possíveis antecessores dos Babilónios basearam-se no seu sistema planetário. Escolheram o número sete baseado nos sete planetas conhecidos até então. Sete dias são igualmente adoração de cada uma das quatro fases da Lua. Desta forma se criou a semana como um período de sete dias. - Os romanos davam aos dias da semana nomes em honra do sol, da lua e de vários planetas. - Os atenienses não conhecem a semana, dividem o mês em três dezenas.
Dia – Período de tempo (24 horas) equivalente ao que a Terra leva para dar uma volta em torno de seu próprio eixo (movimento de rotação). É o elemento mais antigo e fundamental do calendário. A Terra é dividida em 24 zonas de tempo que determinam os fusos horários. Cada fuso compreende (= 1 h). Fuso zero é aquele cujo meridiano central passa por Greenwich. Os fusos variam de 0h a +12h para leste de Greenwich e de 0h a -12h para oeste de Greenwich. Todos os lugares de um determinado fuso têm a hora do meridiano central do fuso. Estações do ano – Em razão dos movimentos de rotação e translação, a Terra recebe quantidade diferente de luz ao longo do ano. Entre setembro e março, quando a inclinação do hemisfério norte a distancia do Sol, acontecem as estações do outono e inverno neste hemisfério, nas quais há menos de 12 horas diárias de luz solar. Durante o resto do ano, o hemisfério norte está mais inclinado para o Sol. Têm-se, então, as estações da primavera e verão, nas quais a luz solar dura mais de 12 horas diárias. No hemisfério sul ocorre o contrário. Equinócio – A palavra equinócio significa "noite igual", ou seja, quando a duração do dia é a mesma da noite. Há uma intersecção da trajetória do Sol com a linha do Equador. Acontece aproximadamente nos dias 21 de março (equinócio de outono no hemisfério sul) e 23 de setembro (equinócio da primavera no hemisfério sul). Solstício – A palavra solstício significa "Sol quieto", pois nesses dias o Sol alcança suas posições extremas nos pontos onde aparece e se oculta. Dá origem aos dias mais longos e mais curtos do ano. É o instante em que começa o verão ou o inverno. É o ponto em que o sol está mais distante do Equador. Situam-se nos dias 22 ou 23 de junho para maior declinação boreal (solstício de inverno no hemisfério sul) e 22 ou 23 e dezembro para maior declinação austral (solstício de verão no hemisfério sul). No hemisfério norte ocorre o contrário. Era cristã – O calendário cristão é adotado no Ocidente a partir do século VI. No século X, a Era Cristã é oficializada pela Igreja romana e introduzida na Igreja bizantina. No final do século XIX, quando a contagem cronológica da história já está difundida e uniformizada, descobre-se um erro de cálculo. Segundo a moderna historiografia, Cristo nasce no ano 4 a.C.

Dia

Período de tempo (24 horas) equivalente ao que a Terra leva para dar uma volta em torno de seu próprio eixo (movimento de rotação). É o elemento mais antigo e fundamental do calendário. A Terra é dividida em 24 zonas de tempo que determinam os fusos horários. Cada fuso compreende (= 1 h). Fuso zero é aquele cujo meridiano central passa por Greenwich. Os fusos variam de 0h a +12h para leste de Greenwich e de 0h a -12h para oeste de Greenwich. Todos os lugares de um determinado fuso têm a hora do meridiano central do fuso.

Estações do ano

Em razão dos movimentos de rotação e translação, a Terra recebe quantidade diferente de luz ao longo do ano. Entre setembro e março, quando a inclinação do hemisfério norte a distancia do Sol, acontecem as estações do outono e inverno neste hemisfério, nas quais há menos de 12 horas diárias de luz solar. Durante o resto do ano, o hemisfério norte está mais inclinado para o Sol. Têm-se, então, as estações da primavera e verão, nas quais a luz solar dura mais de 12 horas diárias. No hemisfério sul ocorre o contrário.

Equinócio

A palavra equinócio significa "noite igual", ou seja, quando a duração do dia é a mesma da noite. Há uma intersecção da trajetória do Sol com a linha do Equador. Acontece aproximadamente nos dias 21 de março (equinócio de outono no hemisfério sul) e 23 de setembro (equinócio da primavera no hemisfério sul).

Solstício

A palavra solstício significa "Sol quieto", pois nesses dias o Sol alcança suas posições extremas nos pontos onde aparece e se oculta. Dá origem aos dias mais longos e mais curtos do ano. É o instante em que começa o verão ou o inverno. É o ponto em que o sol está mais distante do Equador. Situam-se nos dias 22 ou 23 de junho para maior declinação boreal (solstício de inverno no hemisfério sul) e 22 ou 23 e dezembro para maior declinação austral (solstício de verão no hemisfério sul). No hemisfério norte ocorre o contrário.
Era cristã
O calendário cristão é adotado no Ocidente a partir do século VI. No século X, a Era Cristã é oficializada pela Igreja romana e introduzida na Igreja bizantina. No final do século XIX, quando a contagem cronológica da história já está difundida e uniformizada, descobre-se um erro de cálculo. Segundo a moderna historiografia, Cristo nasce no ano 4 a.C.

Fonte: http://www.terravista.pt/Enseada/7820/ass5.htm

==============


Um abraço, um queijo... (mineiro, é claro!)

Nenhum comentário: